Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
72.82 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Educação Sexual (E.S.) faz parte
do crescimento, que se pretende o mais
harmonioso possível, da pessoa humana.
Nesse sentido, e tendo em conta a
cada vez maior complexidade de todas
as actividades humanas, torna-se premente
a educação formal, para além da
informal, a este nível. Nesta perspectiva,
a educação assume-se como mais uma
dimensão de um exercício adequado dos
cuidados de saúde.
Neste artigo, pretendem os autores,
discutir os pressupostos e objectivos da
E.S., tendo como base a estruturação
ética fornecida pelos princípios desenvolvidos
por Tom Beauchamp e James
Childress, a saber, o princípio do respeito
pela autonomia, a beneficência, a
não-maleficência, e a justiça. Conclui-se
que, naturalmente, a educação sexual
não só é positiva para o desenvolvimento
da pessoa, como se torna imperativa na
persecução de uma sociedade mais justa
e integrativa. ABSTRACT
Sex Education (S.E.) is, naturally,
part of growing-up, a process which is
intended to produce the greatest possible
harmony within each human being.
Thus, taking into account the increasing
complexity of all human activities, formal
education becomes far more important
than mere informal information accretion.
From this perspective education becomes
another aspect of well-managed
health care.
The authors hope, in this article, to
discuss the premises and objectives of sex education using as their basis the
ethical framework constructed from the
principles developed by TB and JC, i. e.,
the principles of respect for; autonomy,
beneficence, non-maleficence and justice.
It is concluded that, naturally, sex
education is not just a positive factor in
the development of each individual but
has also become imperative in the pursuit
of fairness and integrity in society.
Description
Keywords
Educação Sexualidade Educação Sexual Ética Bioética Prevenção Meio Escolar Education Sexuality Sex Education Ethics Bioethics Prevention School
Pedagogical Context
Citation
Nascer e Crescer 2007; 16(1): 24-28